Kursk, Rússia, 24 de janeiro de 2025 (Reuters) – A Coréia do Norte deve enviar mais tropas para a região de Kursk, no oeste da Rússia, para apoiar as forças russas no confronto com as tropas ucranianas, de acordo com informações publicadas pelo The New York Times nesta quarta-feira (22).
A previsão é de que, dentro dos próximos dois meses, novas tropas norte-coreanas cheguem à região, onde desde o ano passado, cerca de 11 mil soldados norte-coreanos foram destacados. Estes soldados foram enviados para apoiar as forças russas na tentativa de retomar territórios que haviam sido capturados pela Ucrânia em um ataque transfronteiriço.
Segundo fontes ucranianas e americanas, cerca de um terço dos 11 mil soldados enviados anteriormente pela Coréia do Norte já foram mortos ou feridos. Um comandante ucraniano de drones comentou que os soldados norte-coreanos inicialmente não possuíam experiência de combate, mas que agora estão ganhando habilidades rapidamente, tornando-se forças cada vez mais competentes no campo de batalha.
A BBC também reportou, com base em informações de autoridades ocidentais, que aproximadamente 1.000 dos soldados norte-coreanos enviados para o campo de batalha já foram mortos até meados de janeiro.
Enquanto isso, na Ucrânia, ataques russos com mísseis e drones atingiram a região de Zaporizhzhia na madrugada de quinta-feira (23), matando uma pessoa e deixando 45 feridos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, condenou o ataque e relatou que os socorristas também foram atingidos enquanto tentavam resgatar as vítimas.
- Incêndio atinge mais de 50 mil em Los Angeles, emitida ordem de evacuação - 24 de janeiro de 2025 9:56 am
- Coréia do Norte enviará mais tropas para ajudar a Rússia - 24 de janeiro de 2025 9:49 am
- Secretário de Estado dos EUA visitará o Panamá após declaração de Trump - 24 de janeiro de 2025 9:34 am