Yokohama, Kanagawa, Japão, 21 de janeiro de 2025, NHK – O Japão enfrenta uma crescente pressão em suas instituições médicas devido ao aumento de casos de influenza, com hospitais, especialmente aqueles que atendem pacientes de emergência, lutando para lidar com a alta demanda.
O Saiseikai Yokohamashi Tobu Hospital, localizado na cidade de Yokohama, próxima a Tóquio, informou que o número de pacientes atendidos, que chegam por ambulância com febre alta ou outros sintomas, aumentou significativamente desde meados de dezembro. O hospital atualmente recebe 1,5 vezes mais pacientes de emergência do que o habitual.
Com uma capacidade de cerca de 550 leitos, o hospital está sobrecarregado, e em alguns casos, pacientes idosos e com doenças crônicas precisam ser internados por longos períodos. Além disso, a falta de médicos e enfermeiros, devido ao aumento de infecções entre os próprios profissionais de saúde, dificultou ainda mais o atendimento.
Na última sexta-feira (17), membros da equipe da NHK observaram que o hospital não conseguia mais aceitar pacientes de emergência, exceto aqueles que precisavam de cirurgias urgentes. Apesar de a aceitação de novos pacientes ter sido retomada, a situação continua crítica.
No mesmo dia, mais de 40% das instituições médicas de emergência em Yokohama estavam com seus leitos lotados.
Shimizu Masayuki, chefe do centro de emergência do hospital Saiseikai, destacou que, além dos casos de influenza, os hospitais também precisam atender outros pacientes. Ele enfatizou a necessidade de uma medida fundamental para enfrentar essa crise e expressou a urgência de uma colaboração mais estreita entre autoridades locais e instituições médicas para lidar com o problema.
- Premiê japonês parabeniza Trump por posse nos EUA - 21 de janeiro de 2025 12:50 pm
- Terremoto de magnitude 6.4 atinge Taiwan e deixa 27 feridos - 21 de janeiro de 2025 12:46 pm
- Sons do Brasil 508 traz 4º Especial de Férias com músicas inéditas - 21 de janeiro de 2025 8:16 am