25 C
Kóka
sexta-feira, 2 maio, 2025 10:50: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Atividade industrial na China recua após quatro meses

Índice de Gerentes de Compras indica contração em janeiro devido à fraca demanda interna e feriados do Ano Novo Lunar.

Pequim, China, 28 de janeiro de 2025 (Xinhua) – A atividade industrial na China registrou contração em janeiro pela primeira vez em quatro meses, de acordo com dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas. O Índice de Gerentes de Compras (Purchasing Managers’ Index – PMI) caiu para 49,1, uma redução de 1 ponto em relação a dezembro, atingindo o nível mais baixo desde agosto do ano passado.

O PMI é utilizado como um termômetro da atividade econômica, indicando expansão quando acima de 50 e contração quando abaixo desse valor. A pesquisa realizada com 3.200 fabricantes destacou que a fraqueza da demanda doméstica foi um dos principais fatores para o declínio.

Outro fator significativo apontado foi a diminuição das operações nas fábricas devido à saída de trabalhadores para visitar suas famílias durante as celebrações do Ano Novo Lunar.

Os índices referentes a grandes, médias e pequenas empresas ficaram todos abaixo da marca de 50, refletindo um cenário de retração generalizada.

As incertezas sobre a economia chinesa continuam a crescer, mesmo com os esforços do governo para revitalizar o mercado imobiliário e estimular o consumo interno. Paralelamente, a China enfrenta desafios adicionais, como o aumento das tensões comerciais com a administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Analistas avaliam que, para reverter o cenário de contração, será necessário um pacote mais robusto de políticas que incentive o crescimento econômico e a confiança do mercado, tanto internamente quanto no comércio global.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img