Osaka, Japão, 21 de dezembro de 2024, NHK News – Um vídeo mostrando o comportamento intimidador de um procurador foi exibido no Tribunal Distrital de Osaka como parte de um processo de indenização movido por um homem absolvido em um caso de desfalque.
A filmagem, com 25 minutos de duração, foi apresentada na sexta-feira (20) no julgamento do processo de Yamagishi Shinobu, ex-proprietário de uma imobiliária. Yamagishi foi acusado de desfalque em uma negociação de terras há cinco anos, mas posteriormente absolvido.
No processo, ele exige que o Estado pague uma indenização, alegando que Tabuchi Daisuke, investigador do Escritório de Procuradores Públicos do Distrito de Osaka, conduziu uma investigação ilegal ao intimidar um de seus ex-funcionários.
O vídeo foi submetido pelos promotores após o Supremo Tribunal Federal acatar o pedido de Yamagishi para que as imagens fossem apresentadas no julgamento.
Nas imagens, Tabuchi questiona o entrevistado sobre a possível troca de informações entre os funcionários de Yamagishi para alinhar depoimentos. Quando o entrevistado nega, Tabuchi bate na mesa e grita: “Você está mentindo! Não tente nos enganar!”
Tabuchi já admitiu que seu comportamento foi inadequado, justificando que queria que o entrevistado respondesse às perguntas com sinceridade.
O julgamento foi encerrado na sexta-feira (20). A decisão sobre a responsabilidade do Estado pelo pagamento da indenização será anunciada em 21 de março.
Tabuchi também enfrentará um julgamento criminal por sua conduta. Segundo o Supremo Tribunal Federal, este será o primeiro caso no Japão em que um procurador será julgado criminalmente por ações realizadas durante uma investigação especial do Ministério Público.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am