Damasco, Síria, 31 de dezembro de 2024 (Agência de Notícias Síria) – Uma delegação ucraniana, incluindo o Ministro das Relações Exteriores Andrii Sybiha, visitou a Síria com o objetivo de enfraquecer a influência russa na região. Em uma série de encontros estratégicos, Sybiha expressou o desejo de apoiar a reconstrução do país e fortalecer a estabilidade no Oriente Médio.
O chefe da diplomacia ucraniana reuniu-se com Abu Mohammed al-Golani, líder do grupo Hayat Tahrir al-Sham, que atualmente lidera o governo interino da Síria, e outros representantes na capital, Damasco, na segunda-feira (30). Durante a visita, foi anunciado o envio de 500 toneladas de farinha de trigo ao país como auxílio humanitário, programado para chegar nesta terça-feira (31).
Em uma coletiva de imprensa, Sybiha destacou que a redução da presença russa na Síria seria um passo significativo para estabilizar não apenas o país, mas também toda a região do Oriente Médio e partes da África.
O Ministro das Relações Exteriores do governo interino sírio, Asaad Hassan al-Shibani, mostrou interesse em estabelecer “parcerias estratégicas” com a Ucrânia. No entanto, o governo sírio provisório também enfatizou sua disposição de manter relações com a Rússia, alegando que ambos os países compartilham “interesses estratégicos profundos”.
Além da ajuda humanitária, os representantes ucranianos ofereceram apoio em investigações sobre crimes de guerra, reforçando a cooperação internacional e o compromisso com a justiça.
A iniciativa da Ucrânia surge em meio ao colapso da administração do presidente sírio Bashar al-Assad, ocorrido no início deste mês, sinalizando novas oportunidades para alianças políticas e reconfigurações no cenário geopolítico da região.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am