Washington, Estados Unidos, 12 de dezembro de 2024 (Agência Reuters) — O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (12), chamando-o de “Governador Justin Trudeau do Grande Estado do Canadá”. A publicação vem após uma série de críticas ao país vizinho e uma discussão sobre tarifas e comércio.
Trump, que assumirá a presidência em janeiro, já havia dito no mês passado que crimes e drogas estão entrando nos Estados Unidos em níveis inéditos vindos do Canadá e do México. Ele também anunciou sua intenção de impor tarifas de 25% sobre todas as importações desses países, quando tomar posse.
A postagem de Trump foi feita um dia após Trudeau declarar que impor tarifas sobre tudo o que vem do Canadá “tornaria a vida muito mais cara para os americanos”. O primeiro-ministro canadense também afirmou que o Canadá responderia “a tarifas injustas de várias maneiras”.
Em uma reunião em novembro, Trump teria sugerido a Trudeau que, se tarifas elevadas prejudicassem a economia canadense, o país deveria se tornar o 51º estado dos Estados Unidos. Em uma entrevista exibida no domingo (10) pela NBC, Trump afirmou que, como os Estados Unidos “subsidiariam” o Canadá em mais de 100 bilhões de dólares por ano, o país deveria se unir aos EUA.
Especialistas apontam que as declarações de Trump têm como objetivo pressionar o Canadá a combater o tráfico de drogas para os Estados Unidos e resolver os déficits comerciais com o país vizinho.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am