Paris, França, 9 de dezembro de 2024 (Agência Associated Press) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou sua primeira viagem internacional após a eleição de novembro, reunindo-se com o presidente francês Emmanuel Macron e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy em Paris.
A visita coincide com a cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame, restaurada após um incêndio devastador ocorrido cinco anos atrás. Antes do evento no sábado (7), Trump encontrou Macron no Palácio do Eliseu. O presidente francês expressou satisfação em receber Trump novamente em Paris, ao que Trump respondeu destacando o histórico de cooperação entre ambos e mencionando que “o mundo parece estar um pouco louco no momento”.
Mais tarde, Zelenskyy se juntou às conversas, cujos detalhes não foram divulgados. No entanto, é amplamente esperado que a situação na Ucrânia tenha sido um dos principais tópicos. Após o encontro, os três líderes apareceram diante da imprensa, trocando apertos de mão e breves comentários.
Zelenskyy compartilhou nas redes sociais que a reunião trilateral foi “boa e produtiva”, elogiando Trump por sua postura resoluta. “Concordamos em continuar trabalhando juntos e mantendo contato. A paz através da força é possível”, declarou o líder ucraniano.
Durante as conversas, Zelenskyy reforçou a importância de uma paz justa para a Ucrânia, reiterando que o país não aceitará concessões unilaterais.
Trump, que assumirá a presidência em janeiro, prometeu trabalhar para uma solução negociada no conflito ucraniano. Sua postura e ações futuras continuam a ser observadas de perto, especialmente em relação ao compromisso com o fim da guerra.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am