Tóquio, Japão, 20 de dezembro de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Fontes do governo japonês afirmaram que a equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu uma reunião com o primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, nos Estados Unidos, em meados de janeiro de 2025, antes da posse oficial de Trump na Casa Branca.
O premiê japonês está avaliando a possibilidade de participar do encontro após considerar sua agenda de viagem para o sudeste asiático, marcada para o início de janeiro, além da abertura da sessão ordinária da Dieta, o parlamento japonês.
No mês passado, Ishiba havia explorado a ideia de um encontro com Trump durante sua passagem por América do Sul, mas a reunião não se concretizou, pois a equipe de Trump informou que o futuro presidente não realizaria encontros oficiais com líderes estrangeiros antes de sua posse, agendada para o dia 20 de janeiro.
O governo japonês está em conversações com a equipe de Trump para definir uma data para o encontro, com a expectativa de que as discussões sejam aprofundadas, ajudando a estabelecer uma relação pessoal entre os dois líderes. O secretário-chefe do gabinete japonês, Hayashi Yoshimasa, expressou em coletiva que espera que o encontro aconteça no momento adequado para ambas as partes.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am