Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, 2 de dezembro de 2024 (Associated Press) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou ter realizado uma reunião “produtiva” com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para tratar de questões bilaterais urgentes, como o tráfico de drogas e o comércio entre os dois países.
O encontro ocorreu na sexta-feira (29), na residência de Trump em Mar-a-Lago, Flórida. Em uma postagem nas redes sociais, Trump afirmou que abordou o impacto das drogas ilícitas que entram nos Estados Unidos pelo Canadá e outros países, mencionando que isso estaria relacionado à imigração irregular.
Outro ponto destacado foi o déficit comercial “massivo” que os EUA possuem com o Canadá. Trump enfatizou que os americanos não aceitarão mais que seus cidadãos sejam vítimas da “epidemia de drogas” e afirmou que Trudeau se comprometeu a colaborar na busca de soluções para o problema.
Após a reunião, Trudeau declarou à imprensa que teve “uma excelente conversa” com Trump. Uma fotografia compartilhada por um dos presentes mostra os dois líderes sorrindo, acompanhados de figuras importantes, como Howard Lutnick, indicado como futuro secretário de Comércio, e Mike Waltz, nomeado conselheiro de segurança nacional.
Trump reiterou sua preocupação com o crime e o tráfico de drogas que, segundo ele, entram nos Estados Unidos através das fronteiras com o México e o Canadá. Na última segunda-feira (25), Trump anunciou que pretende implementar uma tarifa de 25% sobre todos os produtos importados desses países até que o fluxo ilegal seja controlado.
A reunião evidencia a disposição dos dois países de abordar temas sensíveis e reforçar a cooperação bilateral, apesar das tensões geradas por políticas comerciais e de imigração.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am