Seul, Coreia do Sul, 24 de dezembro de 2024 (Yonhap News) – O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul anunciou que a primeira audiência preparatória do processo de impeachment contra o presidente Yoon Suk-yeol ocorrerá na próxima sexta-feira (27), conforme o cronograma originalmente planejado.
A confirmação da audiência ocorre após relatos da mídia sul-coreana de que o processo poderia ser adiado devido à recusa do presidente em aceitar os documentos do tribunal, que solicitavam sua presença na sessão.
Na segunda-feira (23), o tribunal informou que, apesar da recusa, Yoon será considerado oficialmente notificado dos documentos relacionados ao julgamento. No entanto, o tribunal não especificou como procederá caso o presidente não compareça à audiência, deixando a decisão nas mãos dos juízes.
Além disso, uma equipe conjunta de investigação, composta por autoridades, incluindo a polícia, enviou uma segunda intimação ao escritório de Yoon nesta quarta-feira (24). Contudo, a equipe afirmou não poder confirmar se os documentos foram recebidos pelo escritório presidencial.
De acordo com um advogado próximo a Yoon, o presidente teria expressado disposição para priorizar os procedimentos do julgamento de impeachment, em vez de responder à investigação sobre insurreição e abuso de poder. O andamento do julgamento e a postura de Yoon diante das acusações deverão ter um impacto significativo no cenário político sul-coreano nos próximos dias.
- Zelenskyy: Mais de 3 mil norte-coreanos estão mortos ou feridos - 24 de dezembro de 2024 10:15 am
- Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão causa tragédia - 24 de dezembro de 2024 9:48 am
- Biden comuta sentenças de 37 condenados à morte nos EUA - 24 de dezembro de 2024 9:40 am