Wajima, Ishikawa, Japão, 30 de dezembro de 2024, Agência Kyodo – Pesquisadores confirmaram que o forte terremoto que atingiu o Japão no Dia de Ano Novo provocou uma elevação costeira de até 5,5 metros na cidade de Wajima, província de Ishikawa.
A equipe, composta por especialistas da Universidade de Toyama e do Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, examinou cerca de 100 pontos ao longo da costa norte da Península de Noto entre janeiro e junho deste ano.
O estudo revelou um levantamento costeiro em uma área de aproximadamente 80 quilômetros, de Shika até Suzu. Em Monzenmachi Yoshiura, na cidade de Wajima, a elevação atingiu 5,5 metros, superando os 4 metros registrados inicialmente pelo Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo em janeiro.
Em Nagahashimachi, na cidade de Suzu, foi constatada uma elevação de quase 3 metros. Segundo o professor associado Ryo Tateishi, da Universidade de Toyama, o levantamento significativo da costa se deve à proximidade de uma falha ativa e a grandes movimentos tectônicos.
Tateishi afirmou que o estudo destaca a capacidade de falhas submarinas próximas à costa em causar elevações expressivas. Ele também enfatizou que a análise dos dados pode auxiliar na previsão de futuros terremotos na região.
A pesquisa ressalta a importância do monitoramento de falhas ativas e a necessidade de preparar comunidades costeiras para eventos naturais de grande magnitude.
- Taekwondo brilha no JEBRA Japão 2025 e celebra a técnica, a disciplina e a garra dos jovens atletas - 17 de abril de 2025 3:01 pm
- Jiu-Jitsu estreia com sucesso no JEBRA Japão 2025 e celebra superação e respeito no tatame - 17 de abril de 2025 2:38 pm
- Xadrez do JEBRA Japão 2025 destaca jovens talentos em um torneio de estratégia e concentração - 17 de abril de 2025 12:02 pm