Dhaka, Bangladesh, 17 de dezembro de 2024 (Associated Press) – As tensões entre Bangladesh e Índia escalaram nas últimas semanas em meio a uma série de acusações e protestos que envolvem ataques contra minorias religiosas nos dois países.
O governo indiano denunciou recentes agressões contra hindus em Bangladesh, provocando manifestações em ambas as nações. Na capital bangladeshiana, Dhaka, milhares de pessoas protestaram na semana passada contra o que chamaram de “agressão indiana”. Os protestos foram uma resposta a um ataque ocorrido no início do mês contra um consulado de Bangladesh em território indiano, onde a maioria da população é hindu.
Desde a destituição de Sheikh Hasina do cargo de primeira-ministra de Bangladesh em agosto, a Índia tem feito reiteradas acusações de perseguição a hindus em Bangladesh, um país de maioria muçulmana. As autoridades de Dhaka, no entanto, rejeitam essas alegações.
Na última quinta-feira (12), membros de um grupo hindu realizaram uma marcha na cidade de Chandigarh, no norte da Índia, contra Muhammad Yunus, atual líder interino de Bangladesh e laureado com o Nobel da Paz. Durante o ato, os manifestantes queimaram um boneco que representava Yunus, acusando-o de negligência diante de ataques violentos contra hindus.
Com as tensões cada vez mais acirradas, não há sinais de que as manifestações em ambos os países irão cessar. Os desentendimentos continuam a dificultar as já complicadas relações diplomáticas entre as duas nações vizinhas.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am