Naruto, Tokushima, Japão, 27 de dezembro de 2024 (Agência Kyodo). Jovens estudantes estão participando de um rigoroso treinamento no santuário Ooasahiko Jinja, na cidade de Naruto, para atuarem como “miko” — atendentes xintoístas — durante as celebrações do Ano Novo.
O programa anual é direcionado principalmente a estudantes do ensino médio e universitárias e atrai mais de 30 participantes a cada edição. Na sessão de treinamento desta quinta-feira (26), as aspirantes a miko, vestidas com hakama tradicionais, praticaram posturas, formas de caminhar e os rituais básicos do xintoísmo, como a reverência dupla, duas palmas e uma última reverência ao realizar orações.
As participantes também receberam orientações detalhadas sobre linguagem e etiqueta apropriadas para entregar amuletos e itens sagrados aos visitantes, garantindo uma recepção acolhedora e respeitosa.
Uma estudante do ensino médio, que participa pela primeira vez, destacou os desafios do treinamento, mas afirmou estar determinada a oferecer uma experiência agradável aos fiéis.
O santuário espera receber aproximadamente 150 mil visitantes nos três primeiros dias do Ano Novo, quando muitos japoneses visitam templos e santuários para orar por prosperidade e boa sorte no ano que se inicia.
- Retrospectiva 2024: Eleições, G20 e COP 30 no Brasil - 28 de dezembro de 2024 5:04 am
- Retrospectiva 2024: Ásia, Sudeste Asiático, Japão e Brasil (1ª Parte) - 28 de dezembro de 2024 4:40 am
- Ex-CEO da Olympus é condenado por posse de drogas ilegais - 28 de dezembro de 2024 4:06 am