Tóquio, Japão, 26 de dezembro de 2024 (NHK) – A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) anunciou nesta terça-feira (24) que a sonda Parker Solar Probe realizou a aproximação mais próxima já registrada de um objeto construído pelo homem ao Sol, chegando a cerca de 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar.
Lançada em 2018 a partir do estado da Flórida, nos Estados Unidos, a Parker Solar Probe foi projetada para suportar temperaturas extremas, graças a um escudo térmico de fibra de carbono capaz de resistir a até 1.400 graus Celsius. Equipado com instrumentos de observação avançados, o veículo espacial está ajudando os cientistas a desvendar mistérios sobre a estrela mais próxima da Terra.
Entre os objetivos da missão estão compreender como a coroa solar pode atingir temperaturas superiores a um milhão de graus Celsius e investigar os mecanismos que aceleram as partículas carregadas do vento solar.
A NASA informou que os dados obtidos durante essa histórica aproximação serão analisados em uma data futura, proporcionando novas informações sobre o Sol e a dinâmica do espaço ao seu redor.
A missão Parker Solar Probe marca um avanço significativo na exploração espacial, abrindo portas para descobertas que podem transformar o entendimento humano sobre os processos que regem nosso sistema solar.
- Cientistas japoneses analisam terremoto em Mianmar - 31 de março de 2025 4:16 am
- Japão envia equipe para investigar terremoto em Mianmar - 31 de março de 2025 4:07 am
- Netanyahu promete aumentar pressão sobre o Hamas - 31 de março de 2025 3:57 am