1 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 12:24: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Síria: Três semanas após a queda de Assad, estabilidade em risco

Três semanas após a queda do regime de Assad, a Síria enfrenta o desafio de construir uma nação estável.

Tóquio, Japão, 26 de fevereiro de 2024. Kyodo News – Três semanas se passaram desde a queda do governo do presidente Bashar al-Assad na Síria. A atenção agora se concentra na capacidade do governo interino de promover a construção da nação e estabelecer a estabilidade no país.

No sábado (28), o governo interino anunciou a reorganização das instituições de segurança sírias. Todas as entidades de segurança existentes serão dissolvidas e reestruturadas.

Sob o regime autocrático de Assad, no poder por mais de meio século, as agências de segurança eram responsáveis por monitorar a população e reprimir protestos contra o governo. Organizações internacionais de direitos humanos as condenaram por violações de direitos humanos.

O anúncio de sábado segue um acordo entre grupos rebeldes sírios para se desmobilizarem e se fundirem sob o Ministério da Defesa. O governo interino aparentemente busca romper com o legado de Assad reorganizando os serviços de segurança e as forças militares.

Mas o governo enfrenta o desafio de promover a construção da nação enquanto contém a reação de apoiadores do antigo governo. Houve uma série de confrontos, incluindo um ataque desses apoiadores que, segundo relatos, matou 14 agentes de segurança das autoridades interinas.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img