11 C
Kóka
sábado, 19 abril, 2025 9:37: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Síria revê relações com Rússia e Irã após novo governo

Governo interino liderado por insurgentes adota cautela com antigos aliados do regime de Assad.

Idlib, Síria, 16 de dezembro de 2024 (Agência Reuters) – O chefe do grupo Hayat Tahrir al-Sham, Abu Mohammed al-Golani, que lidera o recém-formado governo interino da Síria, anunciou uma revisão nas relações com a Rússia e o Irã. Ambos os países foram apoiadores do regime deposto de Bashar al-Assad, cuja administração entrou em colapso em 8 de dezembro.

Em declarações divulgadas pela mídia local no último sábado (14), Golani afirmou que a nova liderança síria adotará uma postura cautelosa em relação à Rússia, permitindo que Moscou reavalie sua relação com o país de maneira que beneficie ambas as partes. Nos últimos dias, surgiram relatos de que a Rússia estaria retirando equipamentos militares de suas bases na Síria, indicando uma possível mudança de estratégia no Oriente Médio.

Paralelamente, o governo dos Estados Unidos tem acompanhado de perto os desdobramentos na Síria. O secretário de Estado, Antony Blinken, reuniu-se com ministros de Relações Exteriores da Turquia e de outros países da região para discutir a situação. Blinken confirmou ter mantido contato direto com o Hayat Tahrir al-Sham, grupo que os EUA classificam como organização terrorista. As próximas ações do governo americano em relação à nova administração síria permanecem sob intensa observação.

Enquanto isso, Israel intensificou ataques aéreos no território sírio, alegando a necessidade de evitar que estoques de armas do regime de Assad caiam em mãos de grupos terroristas. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, 28 bombardeios foram registrados entre as noites de sexta-feira (13) e sábado (14). Imagens divulgadas pela agência Reuters mostraram explosões massivas em Damasco na sexta-feira.

A formação de um governo interino na Síria marca um novo capítulo na política do país, que enfrenta desafios complexos para restabelecer sua estabilidade e redefinir suas alianças no cenário internacional.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img