4 C
Kóka
segunda-feira, 3 fevereiro, 2025 10:55: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Reino Unido formaliza adesão ao pacto comercial CPTPP

A entrada britânica no bloco amplia o alcance do acordo para a Europa, fortalecendo laços comerciais com a Ásia-Pacífico.

Londres, Inglaterra — 15 de dezembro de 2024 (BBC News) — O Reino Unido formalizou sua entrada no Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), tornando-se o 12º membro do bloco comercial que abrange a região Ásia-Pacífico. O protocolo que oficializa a adesão britânica entrou em vigor neste domingo (15).

Essa é a primeira expansão do CPTPP desde sua fundação, em 2018, pelos 11 membros fundadores, incluindo Japão, Austrália, Cingapura e Canadá. Com a inclusão do Reino Unido, o acordo agora se estende à Europa, representando um marco significativo para o comércio global.

O bloco reúne uma população combinada de cerca de 580 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) total de aproximadamente 14,7 trilhões de dólares, ou cerca de 15% do PIB mundial.

Para o Reino Unido, a adesão ao CPTPP eliminará tarifas sobre exportações de produtos como uísque e outros itens enviados para a Malásia, um país com o qual não havia acordo de livre comércio anterior.

No caso do Japão, que já mantém um Acordo de Parceria Econômica (EPA) bilateral com o Reino Unido, a entrada britânica no CPTPP resultará na eliminação imediata de tarifas sobre exportações japonesas, como arroz, farinha de arroz e pneus para veículos de construção.

A decisão britânica reflete sua estratégia de ampliar laços comerciais após sua saída da União Europeia, enquanto os membros do CPTPP vislumbram maior integração econômica e oportunidades de crescimento no contexto do comércio livre.

O pacto, que visa criar uma ampla rede de colaboração comercial entre seus membros, também representa um desafio para nações fora do bloco, como os Estados Unidos, que ainda não aderiram ao acordo. A inclusão do Reino Unido reforça a relevância do CPTPP como um pilar do comércio global no século 21.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img