Tóquio, Japão, 3 de dezembro de 2024, NHK – Forças anti-governo na Síria estão ganhando terreno e capturaram a segunda maior cidade do país, Aleppo. O presidente Bashar al-Assad agora contra-ataca com a ajuda da Rússia e a promessa de assistência do Irã.
Os rebeldes teriam assumido o controle do aeroporto internacional de Aleppo e estão se aproximando da estratégica província central de Hama.
Imagens obtidas pela NHK, supostamente de Aleppo no sábado (30), mostram ruas vazias e lojas fechadas. As pessoas que as filmaram dizem ter retornado à cidade vindas de outras áreas controladas pelos rebeldes.
As forças do governo sírio tentam deter o avanço realizando ataques aéreos em conjunto com as forças russas.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, prometeu seu apoio. Ele disse ter falado com Assad por telefone na segunda-feira (2) e expressou “a prontidão de Teerã para oferecer qualquer ajuda ao governo de Damasco para resolver a crise em curso”.
Há relatos de que as forças governamentais podem em breve receber essa ajuda. Pelo menos 300 combatentes de milícias apoiadas pelo Irã no Iraque teriam cruzado a fronteira para a Síria.
O avanço dos rebeldes representa um revés significativo para o regime de Assad, que havia recuperado o controle de Aleppo em 2016. A situação em rápida evolução ameaça desestabilizar ainda mais a região, com potenciais implicações para o equilíbrio de poder no Oriente Médio.
- Trump escolhe ex-embaixador DeSombre para Assuntos do Leste Asiático - 13 de março de 2025 4:19 am
- Ex-presidente das Filipinas é transferido para o Tribunal de Haia - 13 de março de 2025 4:12 am
- Grupo separatista sequestra trem com mais de 400 passageiros - 13 de março de 2025 4:08 am