Matsue, Shimane, Japão, 8 de dezembro de 2024 (NHK) – O reator número 2 da usina nuclear de Shimane foi reativado neste sábado (7), marcando sua primeira operação desde janeiro de 2012. O reator é o 14º no país a ser reiniciado após atender os novos padrões de segurança implementados no Japão após o desastre nuclear de Fukushima em 2011.
Operado pela Chugoku Electric Power Company, o reator havia sido desligado há 13 anos para inspeções regulares. Em 2021, ele foi aprovado na triagem da Autoridade de Regulamentação Nuclear, e em outubro deste ano, as obras de melhoria em medidas de segurança foram concluídas. O carregamento do combustível nuclear foi finalizado em novembro.
Por volta das 15h de sábado, a empresa reativou o reator ao retirar suas barras de controle. Cerca de duas horas depois, a unidade alcançou uma reação em cadeia autossustentada. A geração de energia está programada para começar ainda este mês, com operações comerciais previstas para início de janeiro de 2025.
O reator de Shimane é do tipo água fervente, o mesmo modelo usado na usina Fukushima Daiichi. Ele é o segundo reator desse tipo a ser reiniciado no Japão desde o desastre de 2011, sendo precedido pela unidade número 2 da usina de Onagawa, que retomou as operações em outubro.
A usina de Shimane, localizada em Matsue, é a única do Japão situada em uma capital provincial. Cerca de 450 mil pessoas vivem em um raio de 30 quilômetros da instalação, área que deve estar coberta por planos de evacuação de emergência, conforme exigido pela legislação japonesa.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am