Aktau, Mangystau, Cazaquistão, 26 de dezembro de 2024 (Interfax) – Autoridades cazaques confirmaram que 38 pessoas morreram após a queda de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines na região oeste do país, na quarta-feira (25). O acidente ocorreu próximo ao aeroporto de Aktau, localizado na costa leste do Mar Cáspio.
O avião, um Embraer 190 fabricado no Brasil, transportava 62 passageiros e cinco tripulantes. Segundo relatos, a aeronave tentou realizar um pouso de emergência antes de colidir e pegar fogo.
As autoridades informaram que 29 pessoas sobreviventes foram hospitalizadas e estão recebendo atendimento médico. O voo partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na República da Chechênia, mas precisou alterar sua rota várias vezes devido a condições de neblina.
Investigadores no local do acidente recuperaram o gravador de voo, que será analisado para determinar as causas do incidente. O governo do Cazaquistão, em cooperação com o Azerbaijão, iniciou investigações para apurar os detalhes da tragédia.
Este acidente é mais uma tragédia para a aviação regional e levanta questões sobre segurança aérea em condições meteorológicas adversas. As autoridades prometeram realizar uma análise minuciosa para evitar futuros episódios similares.