Tóquio, Japão, 7 de dezembro de 2024, Agência NHK – A Agência Nacional de Polícia do Japão está avaliando a possibilidade de utilizar agentes infiltrados com identidades falsas para combater o aumento de crimes ligados a trabalhos obscuros divulgados online. A medida busca desarticular redes de recrutamento que utilizam as redes sociais para atrair pessoas para atividades ilegais.
De acordo com fontes informadas, os investigadores infiltrados poderiam se candidatar a vagas suspeitas para identificar os recrutadores e os líderes dessas operações criminosas. As redes criminosas frequentemente utilizam aplicativos de mensagens altamente seguros e exigem dados pessoais dos candidatos, ameaçando-os para que cometam crimes.
Embora a criação de documentos falsos seja, em geral, um ato punível pela lei japonesa, as autoridades defendem que o uso de identidades falsas para investigações policiais não violaria a legislação vigente. Segundo o Código Penal do Japão, ações realizadas conforme as leis e regulamentos, ou no âmbito de atividades legais, não são consideradas crimes.
Desde agosto, 46 pessoas foram presas em conexão com uma série de roubos relacionados a candidatos a trabalhos obscuros, principalmente na região metropolitana de Tóquio. Esses casos destacaram a necessidade de novas estratégias para combater redes criminosas que utilizam a internet para operar.
A agência pretende implementar a estratégia de infiltração já no próximo ano, após coordenar com outros órgãos governamentais e estabelecer diretrizes específicas para garantir a legalidade e a eficiência das operações. A expectativa é que a medida desmantele as redes responsáveis por explorar economicamente e intimidar indivíduos vulneráveis.
A iniciativa representa uma mudança significativa na abordagem investigativa da polícia japonesa e reforça o compromisso do país com a segurança pública e a prevenção de crimes.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am