Bangkok, Tailândia, 20 de dezembro de 2024 (NHK) – Representantes de Myanmar e de países vizinhos se reuniram nesta quinta-feira (20) em Bangkok para discutir a situação política em Myanmar, devastado pela guerra. Durante o encontro, foram abordados diversos temas, incluindo as eleições gerais programadas para o próximo ano.
Ministros das Relações Exteriores e altos funcionários da Tailândia, Índia, Laos, Bangladesh e China participaram da reunião não oficial. O ministro das Relações Exteriores nomeado pela junta militar de Myanmar, Than Swe, também esteve presente.
Em coletiva de imprensa após a reunião, o ministro das Relações Exteriores da Tailândia informou que o enviado de Myanmar atualizou os participantes sobre o plano político do país, incluindo a realização de um censo nacional antes das eleições gerais. Além disso, Myanmar expressou a intenção de convidar observadores eleitorais de outros países, especialmente de seus vizinhos, o que foi recebido positivamente pelos participantes.
Desde que a junta militar assumiu o poder em 2021, Myanmar tem vivido um conflito prolongado entre as forças militares e os grupos pró-democracia, além de confrontos com minorias étnicas armadas. Os opositores do regime militar têm chamado para o boicote do censo e criticado a tentativa da junta de realizar uma eleição, considerando-a uma farsa.
- Tropas norte-coreanas na Rússia sofrem 4.700 baixas - 1 de maio de 2025 1:39 am
- BRICS condena tarifas unilaterais e defende multilateralismo - 1 de maio de 2025 1:33 am
- Ataque russo com drones mata crianças na Ucrânia - 30 de abril de 2025 12:22 pm