Damasco, Síria, 31 de dezembro de 2024 (Agência de Notícias Síria) – O líder do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS), Abu Mohammed al-Golani, declarou em entrevista que as eleições na Síria poderão demorar até quatro anos para serem realizadas, após a queda do regime do ex-presidente Bashar al-Assad no início deste mês. A entrevista foi concedida no domingo (29) à emissora Al Arabiya.
Golani afirmou que a elaboração de uma nova constituição para o país pode levar até três anos, enquanto a organização do processo eleitoral exigirá um censo populacional abrangente, devido ao grande número de sírios deslocados internamente ou refugiados em outros países durante a guerra civil.
“Reconhecer os eleitores elegíveis é uma tarefa complexa, dada a situação de deslocamento em massa causada pelo conflito”, explicou.
O líder do HTS ressaltou que o grupo será dissolvido como parte da reorganização das forças armadas e de segurança da Síria. Essa medida será formalizada durante uma conferência de diálogo nacional, um fórum inclusivo planejado para discutir os próximos passos na reconstrução do país.
Golani também destacou que a recuperação econômica da Síria dependerá significativamente do apoio da comunidade internacional. Ele pediu que a nova administração dos Estados Unidos, liderada pelo presidente eleito Donald Trump, reconsidere as sanções impostas ao país.
Com a Síria enfrentando desafios políticos, econômicos e sociais, o futuro do país depende de um esforço conjunto para reconstruir sua governança e infraestrutura. A expectativa é que o diálogo nacional ajude a traçar o caminho para a estabilidade e a paz.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am