Pyongyang, Coreia do Norte, 30 de dezembro de 2024, KCNA – O líder norte-coreano Kim Jong Un anunciou que a Coreia do Norte adotará sua “estratégia de contra-ataque mais rígida” contra os Estados Unidos. A declaração foi feita durante uma reunião ampliada do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, realizada entre os dias 25 e 29 em Pyongyang, segundo a emissora estatal Coreana Central de Televisão.
Durante o encontro, foram discutidas as políticas para 2025 e um plano de reorganização de cargos no governo. Em seu discurso, Kim classificou os Estados Unidos como o “estado mais reacionário” e criticou a aliança militar entre EUA, Japão e Coreia do Sul, que ele chamou de “bloco nuclear de agressão”. Também afirmou que a Coreia do Sul se tornou um “posto avançado anticomunista” para os americanos.
Apesar das críticas contundentes, o relatório da reunião não esclareceu se Kim abordou diretamente os programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis do país.
Na reestruturação do governo, Pak Thae Song foi nomeado o novo premiê, substituindo Kim Tok Hun. Pak já ocupou posições de destaque, como presidente da Assembleia Popular Suprema, e atualmente lidera o comitê de ciência e tecnologia espacial da Coreia do Norte, responsável por lançamentos de satélites artificiais.
A Yonhap News, agência de notícias sul-coreana, apontou que Pak é uma figura próxima a Kim Jong Un, frequentemente visto em eventos de alto nível ao lado do líder.
As declarações de Kim intensificam as tensões na região, enquanto a Coreia do Norte se mantém firme em sua postura desafiadora frente aos Estados Unidos e seus aliados no Pacífico.
- Trump anuncia tarifa de 24% sobre importações do Japão - 3 de abril de 2025 8:40 am
- Equipe japonesa chega a Mianmar para ajuda após terremoto - 3 de abril de 2025 8:21 am
- Turista dos EUA preso no Japão por portar arma de fogo - 3 de abril de 2025 8:11 am