Tóquio, Japão, 7 de dezembro de 2024, Agência NHK – A East Japan Railway (JR East), maior operadora ferroviária do Japão, submeteu ao governo um pedido de autorização para elevar suas tarifas a partir de março de 2026. O aumento médio planejado é de 7,1%, com o objetivo de garantir a estabilidade financeira e operacional da companhia diante da queda populacional e do consequente impacto no número de passageiros.
A tarifa básica na linha de loop Yamanote, que conecta os principais centros de transporte de Tóquio, será reajustada de 150 ienes para 160 ienes (aproximadamente 1,07 dólar). Áreas da capital onde as tarifas foram mantidas mais baixas também sofrerão alterações, com reajustes maiores em relação a outras regiões.
Segundo a empresa, esta será a primeira elevação geral de tarifas desde sua fundação em 1987, exceto por ajustes relacionados ao aumento do imposto sobre consumo. A medida segue o aumento parcial implementado no ano passado para financiar melhorias de acessibilidade nas estações.
“É doloroso aumentar os custos para os clientes, mas queremos continuar contribuindo para a sociedade. Pedimos compreensão em relação às revisões tarifárias”, declarou Watari Chiharu, vice-presidente executivo da JR East.
Além da JR East, outras operadoras ferroviárias japonesas também anunciaram ajustes. A JR Hokkaido planeja um aumento médio de 7,6%, enquanto a JR Kyushu prevê um reajuste de 15%, ambos programados para abril de 2025.
O setor ferroviário enfrenta desafios como a lenta recuperação no número de passageiros após a pandemia e o aumento nos custos trabalhistas e gerais. O trabalho remoto, que se tornou mais comum, também contribui para a redução da demanda pelo transporte público no país.
O governo está analisando o pedido da JR East e deve emitir uma decisão nos próximos meses.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am