Minsk, Belarus, 18 de dezembro de 2024 (JST) – Agência Kyodo – A Embaixada do Japão em Belarus anunciou, nesta terça-feira (17), que um cidadão japonês foi detido pelas autoridades bielorrussas. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Belarus, o incidente foi informado à embaixada japonesa na segunda-feira (16).
As autoridades diplomáticas japonesas, no entanto, não divulgaram informações sobre a identidade do detido, como seu nome ou gênero, e afirmaram que continuarão a trabalhar para garantir a proteção dos cidadãos japoneses no país.
A mídia local de Belarus havia noticiado, no início deste mês, a detenção de um homem japonês sob suspeita de espionagem. De acordo com essas informações, ele estava filmando uma ponte sobre trilhos de trem na região de Gomel, que faz fronteira com a Ucrânia. A denúncia teria sido feita por um condutor de trem, que alertou as autoridades locais.
Funcionários da Embaixada Japonesa em Minsk estão atualmente confirmando os detalhes desse caso, que segue sob investigação.
Este não é o primeiro caso recente de detenção de um cidadão japonês na Belarus. Em julho, um ex-professor de idiomas japonês, de cerca de 50 anos, também foi detido sob acusações de espionagem, mais especificamente por coletar informações sobre instalações militares do país. Ele permanece preso até o momento.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am