Naha, Okinawa, Japão, 16 de dezembro de 2024 (Agência Kyodo) – O ministro da Defesa do Japão, Nakatani Gen, informou, neste domingo (15), ao governador de Okinawa, Tamaki Denny, que um contingente de fuzileiros navais dos Estados Unidos iniciou sua transferência da província de Okinawa para o território americano de Guam. A movimentação é parte de um acordo firmado entre os governos japonês e norte-americano em 2006, com o objetivo de reduzir a carga sobre Okinawa, que abriga um grande número de bases militares dos EUA.
De acordo com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, cerca de 100 membros de apoio logístico começaram o processo de realocação no último sábado (14). O plano prevê a transferência de mais de 4.000 fuzileiros e seus familiares para Guam, com a operação se estendendo até o ano de 2025. No total, cerca de 9.000 membros do Corpo de Fuzileiros Navais serão realocados para Guam e para o estado americano do Havai nos próximos anos.
Em sua reunião com o governador Tamaki, Nakatani destacou a importância do programa de relocação, afirmando que o Japão realizará a transferência em estreita cooperação com os Estados Unidos. Tamaki, por sua vez, enfatizou a necessidade de um plano claro e detalhado para a conclusão da mudança e solicitou ao ministro que pressionasse os EUA a transferir todo o treinamento de fuzileiros navais, atualmente realizado em Okinawa, para Guam e outras localizações.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA descreveu o início da realocação como a “primeira fase do processo de deslocamento de fuzileiros navais para locais fora do Japão”. A medida visa fortalecer a capacidade de dissuasão e resposta da aliança entre Japão e EUA, ao mesmo tempo em que busca mitigar os impactos nas comunidades locais, especialmente em Okinawa. Nos próximos anos, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA também planeja enviar um Regimento Litorâneo de Fuzileiros Navais para Guam, como parte do realinhamento estratégico em resposta ao aumento das capacidades de mísseis da China.
- Trump celebra 80 anos da Batalha de Iwo Jima e a aliança EUA-Japão - 21 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Bangalês relata fuga de centro de golpes em Mianmar - 21 de fevereiro de 2025 9:57 am
- 200 chineses resgatados de centros de golpes em Mianmar retornam ao país - 21 de fevereiro de 2025 9:23 am