Tóquio, Japão, 1º de dezembro de 2024, Agência Kyodo — O governo japonês anunciou que fornecerá equipamentos de defesa para quatro países localizados na Ásia e na África como parte do programa de Assistência Oficial de Segurança (OSA, na sigla em inglês). A iniciativa tem como objetivo fortalecer laços de segurança com nações parceiras por meio do fornecimento de sistemas de vigilância e monitoramento.
Os países beneficiados no ano fiscal de 2024 serão Filipinas, Indonésia, Mongólia e Djibouti. O apoio incluirá radares de vigilância costeira e outros equipamentos para aprimorar o monitoramento marítimo e o controle do tráfego aéreo.
A Filipinas e a Indonésia, situadas no Sudeste Asiático, são importantes para a segurança marítima na região. Já a Mongólia, que faz fronteira com China e Rússia, tem um papel estratégico na Ásia Central. Djibouti, no leste da África, abriga uma base temporária das Forças de Autodefesa do Japão.
O programa, financiado por um orçamento de cerca de 5 bilhões de ienes (aproximadamente 33,4 milhões de dólares), busca fortalecer a cooperação com nações de pensamento alinhado ao Japão, principalmente no Indo-Pacífico.
Formalizações com os quatro países estão previstas para os próximos meses, e o Japão já considera expandir a iniciativa para outras nações na próxima fase, a partir de abril de 2025.
A OSA reflete o compromisso do Japão em contribuir para a estabilidade e segurança globais, fortalecendo parcerias estratégicas e promovendo a paz em regiões críticas.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am