11.5 C
Kóka
terça-feira, 15 abril, 2025 1:05: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão e Ucrânia discutem reconstrução no encontro em Tóquio

Reunião visa planejar desenvolvimento econômico e infraestrutura ucraniana

Tóquio, Japão – 17 de dezembro de 2024 (Japan Standard Time), Agência de Notícias Kyodo – Representantes do Japão e da Ucrânia se reuniram nesta segunda-feira (17) em Tóquio para discutir planos de reconstrução e o desenvolvimento econômico da Ucrânia, após uma pausa de cinco anos devido à pandemia de COVID-19 e à invasão russa no país europeu. Cerca de 200 empresários e autoridades dos dois países participaram da reunião, que foi realizada no Japão-Ukraine Economic Joint Meeting.

Kokubu Fumiya, presidente de uma divisão da Keidanren, a Federação Empresarial do Japão, abriu o evento destacando a necessidade de desenvolver de forma sustentável a infraestrutura da Ucrânia. Além disso, ele ressaltou a importância da inovação nos setores econômicos chave da Ucrânia, como a agricultura e a alimentação. Kokubu também se mostrou disposto a aprofundar as discussões sobre os passos e o apoio necessário para impulsionar o progresso nesses setores.

A vice-primeira-ministra e ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, mencionou que a maioria das empresas ucranianas que haviam sido forçadas a interromper suas atividades devido à invasão russa já retomaram suas operações. Ela também fez um apelo para que empresas japonesas invistam no mercado ucraniano, prevendo um aumento de 20% nos investimentos estrangeiros em relação ao ano passado.

Durante a reunião, os participantes discutiram os planos para reconstruir a infraestrutura danificada pela guerra, além das restrições de viagem impostas pelo governo japonês à Ucrânia. Todos concordaram em enfrentar uma série de desafios, como garantir uma força de trabalho suficiente para os esforços de reconstrução, por meio de parcerias público-privadas.

Um empresário japonês presente no encontro destacou que, para a Ucrânia, o mais importante é criar empregos e ajudar os cidadãos ucranianos a retomar suas vidas normais após o conflito.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img