Osaka, Japão, 28 de dezembro de 2024 (Kyodo) — Uma investigação conduzida pelo Ministério da Defesa do Japão revelou que a Kawasaki Heavy Industries criou fundos ilícitos no valor de quase 11 milhões de dólares por meio de transações fictícias. Parte do dinheiro foi supostamente utilizado para comprar bens e refeições para membros da Força de Autodefesa Marítima do Japão (MSDF).
O ministério divulgou na sexta-feira (29) um relatório preliminar sobre sua apuração de transações fraudulentas envolvendo contratos de reparo de submarinos da MSDF. A investigação começou após o Bureau Regional de Tributação de Osaka, em abril, ter revelado que a Kawasaki Heavy havia usado esses fundos falsificados em transações com parceiros comerciais para fornecer itens para a tripulação dos submarinos da MSDF.
O relatório provisório aponta que a empresa vinha realizando essas transações falsas desde 1985, com a colaboração de três empresas parceiras. Entre 2018 e 2023, os fundos ilícitos gerados somaram 1,7 bilhão de ienes (aproximadamente 10,8 milhões de dólares).
Segundo as investigações, o dinheiro foi utilizado para comprar itens solicitados pela tripulação dos submarinos, como monitores, dispositivos de iluminação, refrigeradores, panelas de arroz e até jogos de computador. Também foram pagos eventos sociais com os membros da tripulação, incluindo a distribuição de vales para cerveja.
O Ministério da Defesa informou que tomará uma medida disciplinar severa contra a Kawasaki Heavy Industries, considerando que a empresa pode ter se beneficiado ilegalmente dessas transações fraudulentas. O ministério também exigirá que a empresa recalcule os contratos envolvidos e devolva os lucros obtidos de forma ilícita.
A investigação continuará com entrevistas com membros da tripulação dos submarinos e responsáveis pelos contratos de reparo, e o ministério avaliará punições adicionais para os envolvidos no esquema.
- Queda de avião do Azerbaijão tem possível interferência externa - 28 de dezembro de 2024 1:44 pm
- Desafio viral “Superman” causa ferimentos graves no Japão - 28 de dezembro de 2024 1:39 pm
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul é indiciado - 28 de dezembro de 2024 8:40 am