Aleppo, Síria, 2 de dezembro de 2024 (Associated Press) – Forças antigoverno intensificaram sua ofensiva no centro da Síria, assumindo o controle de grande parte de Aleppo, no norte do país, segundo relatos locais.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos informou que grupos rebeldes realizaram ataques de grande escala desde quarta-feira (27), conquistando um aeroporto estratégico e várias cidades na província central de Hama. A região é um importante entroncamento de transporte que conecta o país à capital, Damasco.
No sábado (30), o presidente sírio Bashar al-Assad conversou por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Assad afirmou que a Síria tem capacidade para derrotar “todos os terroristas e seus apoiadores”, sugerindo um possível contra-ataque.
A Rússia, aliada do governo de Assad, realizou bombardeios aéreos contra redutos das forças rebeldes. Esses ataques aumentaram a devastação nas áreas ocupadas, causando mais de 320 mortes, incluindo civis, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Imagens divulgadas pela Associated Press mostram um campo de deslocados em uma província próxima a Aleppo, onde trabalhadores preparam colchões e suprimentos de emergência. Crianças e idosos foram flagrados abrigados em condições precárias, evidenciando a gravidade da crise humanitária que se desenrola na região.
A escalada do conflito trouxe preocupações crescentes sobre a deterioração das condições de vida no país, com o aumento do número de pessoas deslocadas e a contínua intensificação dos combates.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am