Manila, Filipinas, 8 de dezembro de 2024 (Philippine News Agency) – As forças armadas das Filipinas realizaram na sexta-feira (6) um exercício naval conjunto com as Forças de Autodefesa do Japão e militares dos Estados Unidos no Mar do Sul da China, dentro da zona econômica exclusiva filipina.
A operação contou com a participação do destróier Samidare, da Força Marítima de Autodefesa do Japão, e de aeronaves de patrulha da Marinha dos EUA. Este foi o quinto exercício de cooperação marítima entre os três países desde o ano passado.
Durante o treinamento, os participantes reforçaram a interoperabilidade, confirmando a cooperação técnica e tática com base em um plano conjunto. Analistas acreditam que essas atividades têm como objetivo conter a crescente assertividade da China na região.
Na última quarta-feira (4), um navio da Guarda Costeira chinesa disparou canhões de água e colidiu com uma embarcação governamental filipina na mesma área, incidentes que têm se tornado mais frequentes. Além disso, um navio da marinha chinesa perseguiu de perto um barco de patrulha filipino, aumentando as tensões.
De acordo com o exército filipino, o exercício conjunto visa proteger a liberdade de navegação, os interesses marítimos de todos os países e apoiar a visão de um Indo-Pacífico livre e aberto. As Filipinas reafirmaram seu compromisso com a segurança regional e o fortalecimento das alianças estratégicas.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am