Oslo, Oslo, Noruega, 13 de dezembro de 2024 – NTB – A cerimônia de abertura de uma exposição sobre o laureado deste ano com o Prêmio Nobel da Paz, Nihon Hidankyo, foi realizada na capital norueguesa, Oslo, na quarta-feira (11). Nihon Hidankyo é um grupo japonês que representa os sobreviventes das bombas atômicas, conhecidos como hibakusha.
Anualmente, uma exposição centrada no mais recente agraciado com o prêmio de paz é realizada no Centro Nobel da Paz.
A cerimônia de abertura deste ano contou com a presença de sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki em 1945, além do presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Joergen Frydnes.
A co-presidente da Nihon Hidankyo, Tanaka Terumi, declarou que as pessoas não podem se empenhar em abolir as armas nucleares a menos que efetivamente “vejam, ouçam, pensem e absorvam no coração a devastação que elas causam”.
Ela ressaltou a necessidade de um espaço onde as pessoas possam ter uma noção da destruição que essas armas podem causar e que o mais importante é ouvir as vozes dos hibakusha.
Tanaka e os outros dois co-presidentes da Nihon Hidankyo receberam cada um uma peça de uma instalação de madeira tematizada sobre os testemunhos dos sobreviventes das bombas atômicas, criada pelo arquiteto japonês Kuma Kengo.
Os co-presidentes então declararam o evento aberto.
A exposição estará disponível de quinta-feira (12) até novembro do próximo ano.
- Suntory nomeia novo presidente - 13 de dezembro de 2024 11:36 am
- Nikkei 225 Recupera 40.000 Pontos - 13 de dezembro de 2024 11:25 am
- China perde atração de investimentos - 13 de dezembro de 2024 11:17 am