Tóquio, Japão, 27 de dezembro de 2024 (Agência Reuters). O Exército de Israel anunciou nesta quinta-feira (27) que realizou uma série de ataques aéreos contra um aeroporto internacional em Sanaa, capital do Iémen, e outras instalações no país, todas sob controle dos rebeldes houthis. O ataque faz parte de uma ofensiva contra as instalações utilizadas pelo grupo para contrabandear armas vindas do Irã.
De acordo com a informação divulgada pelas autoridades israelenses, os houthis estavam utilizando esses locais estratégicos para a movimentação de armamentos, especialmente provenientes de Teerã. O governo de Israel acusa os houthis de manter relações com o grupo terrorista Hamas e de apoiar suas ações contra Israel.
Fontes iemenitas próximas ao grupo houthi informaram que os ataques israelenses resultaram na morte de três pessoas e deixaram 16 feridos.
No cenário mais amplo do conflito, os houthis têm demonstrado solidariedade ao Hamas, realizando ataques contínuos contra Israel, incluindo o lançamento de um míssil balístico que atingiu Tel Aviv no último sábado (21), ferindo 16 pessoas.
A facção houthi afirmou que continuará seus ataques até que um cessar-fogo seja alcançado na Faixa de Gaza, intensificando ainda mais as tensões no Oriente Médio. Já o Hamas, por meio de uma declaração na quarta-feira (26), indicou que o acordo de cessar-fogo para Gaza foi adiado devido à imposição de novas condições por parte de Israel.
Em resposta, o Escritório do Primeiro-ministro de Israel afirmou que as alegações do Hamas são falsas, acusando o grupo de descumprir acordos previamente firmados e colocando obstáculos nas negociações para a suspensão do conflito.
- Retrospectiva 2024: Eleições, G20 e COP 30 no Brasil - 28 de dezembro de 2024 5:04 am
- Retrospectiva 2024: Ásia, Sudeste Asiático, Japão e Brasil (1ª Parte) - 28 de dezembro de 2024 4:40 am
- Ex-CEO da Olympus é condenado por posse de drogas ilegais - 28 de dezembro de 2024 4:06 am