Baton Rouge, Louisiana, Estados Unidos, 20 de dezembro de 2024 (Associated Press) – Autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmaram o primeiro caso grave de infecção humana pelo vírus da gripe aviária H5N1 no país. O paciente, que teve contato com aves infectadas, está internado em um hospital na Louisiana.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou na quarta-feira (18) que o caso é isolado e não há evidências de transmissão de pessoa para pessoa. Apesar disso, uma investigação está em andamento para determinar a origem exata da infecção, que pode estar relacionada a aves domésticas doentes e mortas.
De acordo com o CDC, além de aves de quintal, animais selvagens e operações comerciais de aves e laticínios podem representar fontes de exposição ao vírus.
Desde abril, mais de 60 casos humanos de gripe aviária H5 foram registrados nos Estados Unidos, apresentando sintomas leves, como vermelhidão nos olhos. A maioria desses pacientes teve contato direto com aves infectadas.
Os dados genômicos do vírus que infectou o paciente na Louisiana são semelhantes aos de outros detectados recentemente em aves selvagens e de criação nos EUA, assim como a um caso humano confirmado no Canadá em novembro.
As autoridades reiteraram que o risco imediato para a saúde pública é baixo, mas reforçaram a necessidade de cuidados ao lidar com aves, especialmente em áreas com surtos conhecidos.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am