Washington, EUA — 15 de dezembro de 2024 (AP) — Um tribunal federal dos Estados Unidos indiciou 14 cidadãos norte-coreanos por um sofisticado esquema envolvendo trabalhadores de TI para obter dinheiro de forma ilegal. O Departamento de Justiça dos EUA afirmou que os recursos obtidos estavam sendo enviados para Pyongyang, com o objetivo de financiar os programas armamentistas do regime norte-coreano.
Os 14 réus enfrentam acusações de conspiração para cometer fraude bancária, lavagem de dinheiro e roubo de identidade. A acusação afirma que os envolvidos usaram identidades falsas para conseguir empregos remotos em empresas americanas de tecnologia.
O esquema é considerado responsável por gerar pelo menos 88 milhões de dólares em receita ilícita ao longo de seis anos. Os fundos obtidos teriam sido enviados para a Coreia do Norte, violando as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.
Em alguns casos, os réus teriam extorquido pagamentos de seus empregadores americanos, ameaçando divulgar informações sensíveis. As investigações apontam que eles trabalharam para duas empresas controladas pela Coreia do Norte, que operam na China e na Rússia. Essas empresas já foram alvo de sanções por parte do governo dos EUA.
Além disso, as autoridades revelaram que as empresas mantinham pelo menos 130 trabalhadores de TI da Coreia do Norte. Mandados de prisão foram emitidos para os 14 indivíduos, e o Departamento de Estado dos EUA ofereceu uma recompensa de 5 milhões de dólares por informações que levem à captura dos acusados.
Ashley Johnson, agente especial do FBI, alertou que este caso representa “apenas a ponta do iceberg”. Ela enfatizou que o governo da Coreia do Norte treinou e enviou milhares de trabalhadores de TI para realizar esquemas semelhantes contra empresas americanas todos os dias.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am