Khabarovsk, Rússia, 20 de dezembro de 2024 (NHK) – Uma escola no extremo oriente da Rússia iniciou o ensino da ideologia Juche, desenvolvida por Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte. O clube extracurricular foi criado em outubro em uma escola de Khabarovsk e conta com a participação de 25 estudantes, com idades entre 11 e 17 anos.
A ideologia Juche, que se tornou a base do sistema político e econômico da Coreia do Norte, está sendo ensinada como parte do currículo extracurricular. O professor de história Vladislav Kushnirenko foi o responsável pela criação do clube, com apoio da representação diplomática norte-coreana na cidade.
No encontro de quarta-feira (19), os estudantes estudaram a história da ideologia Juche e discutiram como as relações entre Rússia e Coreia do Norte se tornaram mais estreitas desde o início da invasão russa na Ucrânia e a ruptura com o Ocidente. Na sala de aula, fotos do presidente russo Vladimir Putin e do líder norte-coreano Kim Jong Un foram exibidas, juntamente com recortes de jornais sobre a cúpula dos dois líderes, realizada em junho.
Um dos estudantes declarou que é divertido estudar política e economia e que o grupo tem interesse em aprender mais sobre a Coreia do Norte, considerada uma aliada e vizinha da Rússia.
Kushnirenko afirmou que, se Rússia e Coreia do Norte se unirem, poderão enfrentar as potências ocidentais. Essa afirmação sugere que a ênfase do governo Putin nas relações com a Coreia do Norte está ganhando força também no sistema educacional russo.
- Remoção de lama na região de Noto está quase concluída - 21 de dezembro de 2024 1:52 pm
- Ataque russo em Kyiv mata uma pessoa e danifica prédio com embaixadas - 21 de dezembro de 2024 1:47 pm
- Japão lança novo passaporte com recursos avançados - 21 de dezembro de 2024 1:44 pm