Tóquio, Japão, 21 de dezembro de 2024, NHK News – Apesar da inflação que afeta duramente os lares japoneses, muitos consumidores ainda planejam gastar mais neste fim de ano, buscando momentos de luxo e celebração.
Lojas em Tóquio estão movimentadas, especialmente na seção infantil de grandes varejistas de eletrônicos. Uma pesquisa da fabricante de brinquedos Bandai revelou que pais pretendem gastar, em média, 8.138 ienes (cerca de 52 dólares) em presentes para seus filhos neste Natal, um aumento de mais de 5% em relação ao ano passado.
“Economizei para comprar um presente de Natal”, disse uma mulher acompanhada de seu filho de 5 anos. “Preciso fazer o meu melhor por ele nesta época do ano.”
Outro consumidor afirmou estar disposto a investir em um presente especial para seu sobrinho. “Quero começar o ano com otimismo. Hoje é um dia especial e estou disposto a gastar mais.”
O famoso mercado de rua Ameyoko, no distrito de Ueno, também registra maior movimento com a aproximação do feriado de Ano Novo. O presidente de uma loja de frutos do mar relatou que, apesar do aumento nos custos, conseguiu manter os preços habituais comprando em grandes quantidades.
“Muitos clientes vêm à nossa loja”, disse Ohashi Mashu. “Acredito que eles valorizam a qualidade e não se importam em gastar mais por isso.”
Uma consumidora que procurava caranguejos e ovas de salmão destacou a importância de proporcionar boas refeições para sua família durante os feriados. “Sabemos que nossos filhos virão para casa no final do ano, então planejamos o orçamento para isso. Estou ansiosa para comer pratos deliciosos com eles.”
Especialistas afirmam que, após um ano de alta nos preços, os consumidores estão se permitindo gastar um pouco mais nesta época festiva, priorizando momentos de celebração com a família.
- Polícia de Shiga celebra Dia do 110 com escolas em Konan - 11 de janeiro de 2025 1:51 pm
- Trump prioriza diálogo direto com Putin e Xi, afirma ex-assessor - 11 de janeiro de 2025 11:23 am
- Rússia recebe bem disposição de Trump para diálogo com Putin - 11 de janeiro de 2025 11:07 am