Nago, Okinawa, Japão — 15 de dezembro de 2024 (NHK News) — O governo japonês iniciou a transferência de fuzileiros navais dos Estados Unidos baseados em Okinawa para Guam, em uma tentativa de aliviar o impacto que as bases militares têm na região. A mudança, que faz parte de um acordo firmado em 2006 entre os governos do Japão e dos EUA, começou com o envio de cerca de 100 membros de uma unidade de suporte logístico.
O ministro da Defesa do Japão, Nakatani Gen, informou o prefeito de Nago, Toguchi Taketoyo, sobre o progresso da operação durante uma visita à cidade. Nakatani destacou a importância estratégica da transferência e reafirmou o compromisso de trabalhar em conjunto com as autoridades americanas.
A relocação de fuzileiros navais está sendo realizada em fases e prevê a transferência de mais de 4.000 membros do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e suas famílias para Guam. Como parte de um plano maior, cerca de 9.000 fuzileiros navais serão redistribuídos de Okinawa para Guam e o estado americano do Havaí.
O prefeito de Nago aproveitou a visita para expressar preocupações dos cidadãos sobre a construção de uma nova base aérea americana no distrito de Henoko, que substituirá a atual Estação Aérea Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais. Ele pediu que o governo aborde essas questões de maneira transparente e em diálogo com a população local.
A relocação inclui a construção de instalações como quartéis, sedes administrativas e locais de treinamento em Guam, que também serão utilizados pelas Forças de Autodefesa do Japão. O custo total do projeto é estimado em 8,6 bilhões de dólares, dos quais o Japão arcará com até 2,8 bilhões de dólares.
O plano reflete um esforço contínuo para equilibrar a presença militar americana na região e reduzir os impactos nas comunidades locais de Okinawa, enquanto fortalece a aliança estratégica entre Japão e Estados Unidos diante de desafios crescentes na região do Indo-Pacífico.
- Presidente de Taiwan quer restabelecer tribunais militares - 14 de março de 2025 6:07 am
- Enviado especial dos EUA chega a Moscou para discutir cessar-fogo - 14 de março de 2025 5:18 am
- Temporada das cerejeiras deve começar mais cedo no Japão - 13 de março de 2025 8:11 am