Tóquio, Tóquio, Japão, 13 de dezembro de 2024 – NHK – Os fabricantes japoneses já consideraram a China como um alvo primordial para investimentos. No entanto, os tempos mudaram, e uma nova pesquisa revela que o interesse no mercado chinês atingiu seu menor nível até agora.
Todos os anos, o Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC) realiza uma pesquisa com fabricantes que possuem operações no exterior. Neste ano, 495 empresas responderam.
Apenas 17% disseram considerar a China como um lugar promissor para investir nos próximos três anos — o número mais baixo desde a primeira pesquisa em 1992.
Esse percentual representa uma queda de 11 pontos em relação à pesquisa anterior e uma queda acentuada em comparação com 2003, quando 93% das empresas viam positivamente o maior vizinho do Japão. A China ficou em sexto lugar no geral, bem atrás da Índia, que liderou a lista.
O diretor executivo do JBIC, Nao Kawakami, disse que a diminuição do interesse é particularmente notável nas indústrias automotivas e relacionadas. “Algumas empresas japonesas na China enfrentam uma competição acirrada das empresas locais. A produção parou de crescer devido a fatores como a eletrificação dos carros e uma queda na demanda doméstica.”
Dos 15 negócios planejando encerrar ou reduzir suas operações no exterior, 14 mencionaram que estão considerando fazer isso na China.
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am
- Zelensky pede armas nucleares até entrada da Ucrânia na Otan - 6 de fevereiro de 2025 3:32 am
- OMS pode cortar US$ 400 mi do orçamento após saída dos EUA - 6 de fevereiro de 2025 2:55 am