Beijing, China, 14 de dezembro de 2024 – Xinhua News Agency – O porta-voz do ministério da defesa da China declarou que cabe ao exército do país decidir se realizará exercícios militares ao redor de Taiwan. Ele respondia a especulações de que a China estaria prestes a iniciar tais exercícios.
Em uma declaração, o porta-voz mencionou que o exército “decidirá se e quando conduzir exercícios militares de acordo com as necessidades e a situação no terreno.”
Taiwan tem estado em alerta após a China deslocar navios de guerra e outras embarcações governamentais próximas a Taiwan. O ministério da defesa de Taiwan confirmou a presença de 12 aeronaves militares e 23 navios militares e outros governamentais chineses ao redor de Taiwan nas 24 horas até as 6 da manhã de sexta-feira (13).
A Administração da Guarda Costeira de Taiwan também confirmou nesta sexta-feira a presença de nove navios de patrulha chineses nas proximidades de suas costas, e que enviou navios de patrulha para monitorar suas atividades.
A China reagiu fortemente a uma recente viagem ao exterior do Presidente de Taiwan, Lai Ching-te. Durante a viagem, Lai fez paradas no Havaí e em Guam, onde realizou conversas telefônicas com importantes legisladores dos EUA.
- Rosto de Lula usado em alerta sobre furtos na Itália - 22 de janeiro de 2025 7:23 am
- Marco Rubio é confirmado como secretário de Estado dos EUA - 22 de janeiro de 2025 5:20 am
- Iene oscila após ameaça de tarifas de Trump - 22 de janeiro de 2025 5:16 am