1 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 12:30: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

China analisa amostras de água do mar de Fukushima

Pesquisadores chineses avaliam água coletada próxima à usina

Pequim, China, 4 de dezembro de 2024, Agência Xinhua – Pesquisadores chineses estão analisando amostras de água do mar coletadas nas proximidades da usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, conforme anunciado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, nesta terça-feira (3).

As amostras, que chegaram recentemente à China, estão sendo submetidas a testes e análises em institutos de pesquisa do país. Lin Jian afirmou que os resultados serão divulgados em breve, caso haja algum progresso significativo.

Esta ação faz parte de um acordo entre Japão e China, no qual Pequim se comprometeu a retomar gradualmente as importações de frutos do mar japoneses, com base em um monitoramento adicional da água tratada e diluída da usina, sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Em outubro, instituições de três países, incluindo a China, coletaram amostras de água do mar nas proximidades da usina. O Ministério das Relações Exteriores chinês anunciou no mês passado que os líderes da China e do Japão concordaram em implementar o acordo o mais rápido possível, após uma cúpula bilateral realizada no Peru.

A usina de Fukushima Daiichi, localizada no nordeste do Japão, sofreu um triplo derretimento do núcleo após o terremoto e tsunami de março de 2011. A água utilizada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado com água da chuva e subterrânea. Esta água acumulada passa por um processo de tratamento para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.

Antes de liberar a água tratada no oceano, a operadora da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para aproximadamente um sétimo do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde para água potável.

A análise dessas amostras de água do mar é um passo crucial para a possível retomada das importações de frutos do mar japoneses pela China, que foram suspensas em agosto de 2023 em resposta ao início da liberação da água tratada no oceano Pacífico.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img