Tóquio, Japão, 20 de dezembro de 2024 (NHK) – O Banco do Japão (BOJ) decidiu manter sua taxa de juros de referência inalterada após concluir sua reunião de política monetária de dois dias na quinta-feira (19). A taxa continuará sendo direcionada para cerca de 0,25%, uma medida que reflete a cautela do banco central diante das incertezas econômicas globais.
O governador do BOJ, Ueda Kazuo, explicou que a decisão de manter os juros estáveis foi tomada enquanto a instituição aguarda mais informações sobre as tendências salariais no Japão, a evolução da inflação e os impactos das políticas econômicas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Ueda, o banco precisa de mais dados, especialmente sobre as negociações de trabalho da primavera, para avaliar a viabilidade de um ciclo virtuoso entre salários e preços.
Embora o BOJ tenha aumentado as taxas pela última vez em julho, essa foi a terceira reunião consecutiva em que manteve a política monetária sem alterações. Ueda afirmou em coletiva que o banco precisa observar o comportamento da inflação e da economia global antes de qualquer novo ajuste. Além disso, ele comentou sobre as políticas de Trump, expressando preocupação com a incerteza em relação à política fiscal, comercial e de imigração da nova administração, e como essas poderiam afetar a economia global, incluindo o Japão.
As palavras de Ueda sugerem que o BOJ não implementará uma alta de juros em sua próxima reunião, prevista para janeiro, o que gerou uma reação nos mercados cambiais. A moeda japonesa, o iene, enfraqueceu em relação ao dólar, atingindo o nível de 157 ienes por dólar, o que não ocorria há cerca de cinco meses.
No mercado de ações, o índice Nikkei 225, referência do Japão, fechou com uma queda de 0,69%, refletindo o impacto da estabilidade monetária no mercado financeiro.
Além disso, uma revisão interna do BOJ revelou que seu programa de flexibilização monetária, que dura mais de uma década, não foi tão eficaz quanto o esperado. Embora tenha ajudado a criar uma expectativa de aumento de preços, a revisão concluiu que foi difícil mudar a mentalidade de que “salários e preços não aumentariam facilmente.” O banco também reconheceu que sua estratégia não substitui esforços convencionais para orientar as taxas de juros de curto prazo e enfatizou a necessidade de manter a inflação em níveis moderadamente positivos, criando espaço para políticas de juros mais baixos em uma possível desaceleração econômica.
- EUA alertam sobre cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte - 10 de janeiro de 2025 9:47 am
- Dalai Lama reza por vítimas de terremoto no Tibete - 10 de janeiro de 2025 9:41 am
- Ataque aéreo em Mianmar mata cerca de 40 pessoas - 10 de janeiro de 2025 9:28 am