Tóquio, Japão, 17 de dezembro de 2024 (Kyodo News) – O Banco do Japão (BOJ) iniciou nesta quarta-feira (18) uma reunião de dois dias para discutir possíveis ajustes em sua política monetária, incluindo a elevação da taxa de juros, em meio a crescentes expectativas do mercado financeiro.
Autoridades do banco indicaram que o desempenho econômico e a inflação estão dentro do previsto, o que pode permitir um novo aumento na taxa básica de juros. Caso a decisão seja confirmada, esta será a terceira elevação no ano, após os ajustes realizados em março e julho.
Investidores têm apostado que o BOJ poderá elevar a taxa ainda nesta semana ou, no mais tardar, em janeiro, especialmente após a divulgação de dados econômicos que mostraram forte desempenho de empresas e preços estáveis.
No entanto, há vozes cautelosas dentro da instituição. Alguns dirigentes destacaram que fatores econômicos cruciais ainda estão em desenvolvimento. As incertezas incluem as políticas comerciais do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e a capacidade de empresas japonesas – grandes e pequenas – de implementar novos aumentos salariais na próxima primavera.
Além disso, a recente estabilização do iene em torno de 150 por dólar tem sido apontada como um elemento que ajuda a conter pressões inflacionárias.
Se confirmado, o aumento da taxa de juros representará mais um passo na estratégia do BOJ de normalizar sua política monetária, após anos de estímulos robustos para impulsionar a economia japonesa. A decisão final será anunciada após o término da reunião na quinta-feira (19).
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am