Kyiv, Ucrânia, 21 de dezembro de 2024 (Interfax Ucrânia) – Um ataque de mísseis russos atingiu a capital Kyiv nesta manhã, causando a morte de uma pessoa e deixando 13 feridos. A investida também danificou um edifício que abriga as embaixadas de Portugal, Argentina e outros serviços diplomáticos, segundo autoridades locais.
Entre as armas utilizadas estavam mísseis balísticos e Kinzhal, que Moscou afirma serem hipersônicos. Apesar de os sistemas de defesa aérea terem interceptado os projéteis, os destroços atingiram casas e veículos, provocando destruição significativa.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia informou que o prédio diplomático sofreu impactos diretos, mas não forneceu detalhes sobre o estado das representações estrangeiras.
O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, pediu uma resposta firme da comunidade internacional, destacando em redes sociais que “apenas uma reação unida e contundente pode encerrar esta guerra”.
Moradores relataram momentos de terror. Uma mulher que vive perto do local descreveu ouvir uma explosão ensurdecedora apenas dois segundos após o alerta de ataque aéreo. “Foi um dos maiores estrondos desde o início da invasão. Peguei algumas coisas e saí imediatamente de casa”, contou.
Outro residente narrou o impacto do ataque. “Ouvi uma explosão muito próxima e percebi que algo tinha destruído um prédio. Vidraças estouraram por toda parte. Foi assustador”, disse.
A intensificação dos ataques reflete a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia, que continua afetando civis e estruturas essenciais no país.
- Polícia tailandesa detém dois japoneses suspeitos de golpe - 12 de março de 2025 12:13 pm
- Macron pede plano de segurança para garantir paz na Ucrânia - 12 de março de 2025 11:44 am
- Trump pode reverter tarifa de 50% sobre metais canadenses - 12 de março de 2025 11:39 am