Kiev, Ucrânia, 23 de novembro de 2024, Reuters – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy condenou veementemente o presidente russo Vladimir Putin após o anúncio do uso de um míssil balístico de alcance intermediário contra a Ucrânia.
Em uma publicação nas redes sociais, Zelenskyy classificou o lançamento do míssil como “uma clara e severa escalada na escala e brutalidade desta guerra”. O líder ucraniano acusou Putin de não apenas prolongar o conflito, mas também de “cuspir na cara daqueles no mundo que genuinamente desejam que a paz seja restaurada”.
Zelenskyy enfatizou que o uso de um míssil balístico contra a Ucrânia é “mais uma prova de que a Rússia não tem interesse na paz”. Ele instou a comunidade internacional a pressionar Moscou, afirmando que Putin precisa ser detido.
O presidente ucraniano expressou preocupação de que a ausência de contramedidas fortes às ações russas transmita a impressão de que esse comportamento é aceitável. “O mundo deve responder. Neste momento, não há uma reação forte do mundo… A falta de reações duras às ações da Rússia envia uma mensagem de que tal comportamento é aceitável”, alertou Zelenskyy.
Este incidente marca uma nova fase no conflito, com a Rússia utilizando armamentos mais avançados e potencialmente mais destrutivos. A comunidade internacional agora enfrenta o desafio de responder a esta escalada de maneira efetiva, equilibrando a necessidade de conter a agressão russa com os riscos de uma maior intensificação do conflito.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am