Kiev, Ucrânia, 1 de novembro de 2024 (Agência Interfax) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, emitiu um alerta sobre a iminente entrada de tropas norte-coreanas no conflito entre Ucrânia e Rússia. Segundo Zelenskyy, soldados norte-coreanos devem ingressar nos combates em questão de dias, não meses, ampliando o conflito.
A declaração foi feita em entrevista à emissora pública sul-coreana KBS. Zelenskyy negou rumores de que tropas norte-coreanas já estariam no campo de batalha, mas confirmou que há movimentações significativas e que Pyongyang teria enviado um contingente expressivo de civis para trabalhar em fábricas militares na Rússia, especialmente as que produzem drones. Em troca desse apoio, a Coreia do Norte receberia tecnologia de drones para fortalecer suas próprias capacidades.
O comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, também se pronunciou sobre a situação. Ele informou, em suas redes sociais, que discutiu a resposta internacional ao possível apoio militar norte-coreano com o comandante supremo da OTAN na Europa, Christopher Cavoli. Segundo Syrskyi, ambos trocaram ideias sobre uma reação “imediata e firme” para conter essa nova ameaça.
A entrada de tropas da Coreia do Norte no conflito pode sinalizar uma escalada, obrigando aliados da Ucrânia a avaliar respostas mais enérgicas para reforçar o apoio militar a Kiev e impedir a propagação de novos atores na guerra.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm