3 C
Kóka
sexta-feira, 15 novembro, 2024 2:46: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Vitor Ramil e o álbum “Mantra Concreto” em destaque na Rádio Shiga no programa O Sul em Cima 35/2024

Programa "O Sul em Cima" apresenta o novo trabalho de Vitor Ramil com poesias musicadas de Paulo Leminski

Konan, Shiga, Japão, 15 de novembro de 2024, Rádio Shiga — O novo álbum do cantor, compositor e escritor Vitor Ramil, intitulado Mantra Concreto, será o destaque do programa “O Sul em Cima”, episódio 35/2024, que vai ao ar na próxima quinta-feira (21), às 20h no horário de Tóquio (8h no horário de Brasília), transmitido pela Rádio Shiga Japan. O álbum, lançado em outubro deste ano, traz 13 canções inéditas de Vitor Ramil baseadas nos poemas do renomado poeta curitibano Paulo Leminski.

Dois anos após o álbum Avenida Angélica (2022), em que Ramil musicou poemas de Angélica Freitas, Mantra Concreto aprofunda sua conexão com a poesia brasileira. Produzido em colaboração com Alexandre Fonseca e Edu Martins, o álbum explora de forma intensa a personalidade literária de Leminski, resultando em uma interpretação musical que busca preservar a essência do autor.

A inspiração para o novo álbum surgiu em 2021, em meio ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Ramil descreveu a experiência como uma “contaminação brutal” pela poesia de Leminski: “Certo dia, enquanto lia o poema ‘Sujeito Indireto’, passei a mão no violão e minha imunidade baixou. ‘Quem dera eu achasse um jeito de fazer tudo perfeito’ logo virou canção,” conta o músico. Em apenas três semanas, ele musicou treze poemas, o que o levou a idealizar o álbum completo, dado o forte impacto emocional e intelectual dessa criação em tão curto período.

Conhecido por suas criações concisas e de linguagem coloquial, Paulo Leminski é apontado como um “poeta pop”, cujas influências incluem o haicai, o tropicalismo e o concretismo, com destaque também na poesia marginal. Para Ramil, a linguagem e os temas de Leminski dialogam intensamente com seus próprios interesses artísticos.

Mantra Concreto também reflete um cuidado visual notável, com projeto gráfico assinado por Felipe Taborda. Inspirado pelo construtivismo russo e o cubo futurismo, o design da capa é uma homenagem ao clássico cartaz de Rodchenko e Maiakóvski, alinhando a arte gráfica com a modernidade da poesia de Leminski e a profundidade da música de Ramil.

A coletânea de canções do álbum inclui faixas como “De Repente”, “Teu Vulto”, “Amar Você” e “Sujeito Indireto”, que prometem emocionar o público pela fusão única de música e poesia. A Rádio Shiga Japan, que promove o programa “O Sul em Cima” como parte de seu compromisso com a difusão da música brasileira independente, convida os ouvintes para prestigiar o lançamento do álbum Mantra Concreto, uma obra que enriquece a conexão entre música e poesia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img