Kiev, Ucrânia, 3 de novembro de 2024 (Ukrinform) – A agência de inteligência de defesa da Ucrânia afirmou que mais de 7.000 soldados norte-coreanos foram deslocados do Extremo Oriente russo para regiões próximas à Ucrânia. A movimentação ocorreu na última semana de outubro, segundo comunicado divulgado nas redes sociais no sábado (2).
A inteligência ucraniana informou que os soldados norte-coreanos foram equipados com metralhadoras, dispositivos de visão noturna e outros equipamentos, sugerindo uma possível atuação em combates. Imagens divulgadas pelas autoridades ucranianas em meados de outubro mostram soldados norte-coreanos recebendo suprimentos e outros materiais em uma instalação de treinamento na região oriental da Rússia.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, declarou na quinta-feira (31) que 8.000 dos 10.000 soldados norte-coreanos enviados à Rússia já estão posicionados na região ocidental de Kursk. Segundo Blinken, a expectativa é de que esses soldados entrem em combate nos próximos dias, à medida que a Ucrânia realiza ataques transfronteiriços em Kursk.
O Instituto para o Estudo da Guerra, dos Estados Unidos, indicou que a Coreia do Norte vê a mobilização de seus soldados ao lado das forças russas como uma oportunidade para ganhar experiência em combate e aprender a operar drones. Contudo, o instituto alertou que, caso a Rússia utilize os soldados norte-coreanos como “bucha de canhão”, as baixas significativas poderiam minar o objetivo da Coreia do Norte de adquirir aprendizado estratégico no campo de batalha.
- 7-Eleven testa robôs de entrega autônoma em Tóquio - 6 de novembro de 2024 5:30 pm
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm