Uwajima, Ehime, Japão – 7 de novembro de 2024 (Kyodo) – Um tubarão-baleia foi encontrado morto em um rio na cidade de Uwajima, na província de Ehime, após ter sido recentemente solto no mar. O animal, com cerca de 6 metros de comprimento, foi avistado na terça-feira (5) próximo à foz do rio. No dia seguinte, autoridades locais localizaram o corpo do tubarão-baleia no fundo do rio.
De acordo com o Aquarium Kaiyukan, localizado na província de Osaka, o tubarão-baleia, conhecido como “Kai-kun”, havia sido mantido no aquário por vários anos. O animal foi capturado em uma rede de pesca no litoral da província de Kochi, ao sul de Ehime, há cinco anos. Após ser liberado no mar no mês passado para um estudo biológico, o tubarão-baleia foi encontrado morto.
O aquário informou que a causa da morte será investigada e que o corpo será transferido para o centro de pesquisa do Kaiyukan, em Kochi, para exames detalhados. A expectativa das autoridades era que o tubarão-baleia sobrevivesse e se adaptasse bem ao ambiente marinho após a liberação.
Moradores locais expressaram pesar pela morte do animal. Um homem na casa dos 60 anos, que visitou o rio para ver o tubarão-baleia, comentou que o peixe parecia estar em boa saúde na terça-feira (5) e lamentou profundamente a sua morte. Uma mulher na casa dos 40 anos também expressou surpresa, dizendo que esperava que o tubarão-baleia estivesse bem após ser solto e que gostaria de vê-lo nadando livremente, como só é possível em aquários.
- Governo Lula deixa vacinas vencerem e incinera 10,9 milhões de doses em 2024 - 7 de novembro de 2024 12:19 pm
- Líderes asiáticos reagem à vitória de Donald Trump - 7 de novembro de 2024 10:55 am
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am